terça-feira, 23 de julho de 2013

Banda paraibana conquista primeiro lugar em festival nacional de forró


A banda  Os Gonzagas, formada por jovens paraibanos, conquistou a premiação máxima no 13º Festival Nacional de Forró Itaúnas (Fenfit), além do troféu de melhor letra, com a música inédita “Ah, se eu fosse dois”. No Fenfit, que acontece no Espírito Santo, a banda disputou com mais de 20 artistas de diversos locais do Brasil. Como premiação pelo primeiro lugar, Os Gonzagas se apresentarão no Forró Festival London, na Inglaterra. Para o sanfoneiro Yuri Gonzaga, participar do maior festival de forró do Brasil trouxe novas experiências para Os Gonzagas. "Foi uma experiência única em nossas vidas, vivenciando o forró intensamente todos esses dias. A troca de experiências com músicos de diversas partes do país também foi algo surpreendente, o que certamente vai fortalecer ainda mais o nosso trabalho”, declarou. O autor da música vencedora na categoria melhor letra, Felipe Alcântara, contou que “ter participado do Festival de Itaúnas foi um prêmio desde que pisamos nessa cidade encantada do forró. Vimos e vivemos experiências ímpares e, sairmos daqui como vencedores, simplesmente foi mágico. Ter sido indicado a duas categorias e ganhar ambas é a prova de que quando o trabalho é feito com amor, a recompensa vem”. 

Os Gonzagas

Dois irmãos, um primo e quatro amigos que se juntaram para fazer aquele bom forró que embalou a infância dos garotos, mas de um jeito todo especial. Com uma pegada jovem, mas sem deixar para lá a essência da música nordestina, é assim que os sete músicos dão vida à banda Os Gonzagas. Os irmãos Yuri Gonzaga e Gonzaguinha comandam a sanfona e guitarra, respectivamente. O primo Daniel Costa é o zabumbeiro. A segunda sanfona fica por conta de Carlos Henrique. Hugo Leonardo toca o contrabaixo. Caio Bruno detona na bateria. Felipe Alcântara, nos vocais e triângulo, fecha com carisma uma formação de músicos com forró correndo nas veias, no nome e no coração.

Vaquinha

Para ajudar no custeio das despesas da viagem ao Espírito Santo, os integrantes da banda utilizaram um modelo de financiamento coletivo que vem ganhando força na internet, o crowdfunding, e criaram uma “vaquinha” online, onde fãs e internautas podiam colaborar com pequenas quantias de dinheiro.

Fenfit

O Festival Nacional de Forró Itaúnas Fenfit, estimula a produção, criação, inovação e renovação musical dentro do forró pédeserra. A 13ª edição do festival aconteceu de 13 a 21 de julho.

Nenhum comentário: