sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

13 de Dezembro; Dia Nacional do Forró


Hoje, 13 de dezembro, comemoram-se em todo país o Dia Nacional do Forró. A data é uma homenagem ao dia do nascimento do maior sanfoneiro que o Brasil conheceu – Luiz Gonzaga.

Foi instituído pela Lei nº 11.176, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 6 de setembro de 2005, e que teve origem no Projeto de Lei nº 4265/2001, de autoria da deputada federal Luiza Erundina.


Em 13 de dezembro de 2012 o Brasil inteiro comemorou o Centenário de Luiz Gonzaga. A música brasileira deve muito a capacidade criativa deste talentoso artista e à sua sanfona de prata, "do povo", como ele mandou gravar certa vez no instrumento.


Forró é a dança de origem nordestina praticada nas festas Juninas ( que acontecem no período 01 de junho a 06 de julho nas cidades e estados tradicionais como Capela e Aracaju no Sergipe, Campina Grande, Quixeramobim, Fortaleza, Caicó, Caruaru entre outras cidades), conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó. No forró, vários ritmos musicais daquela região, como baião, a quadrilha, o xaxado, que tem influências holandesas e o xote, que veio de Portugal, são tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeon—que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo.


O forró possui semelhanças com o tore e o arrastar dos pés dos índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses, porque são ritmos de origem européia a Chula, denominada pelos nordestinos de simplesmente "Forró", xote ("Xotis"), o termo correto, e variedades de Polcas europeias que são chamadas pelos nordestinos de arrasta-pé e ou quadrilhas. A dança do forró tem influência direta das danças de salão europeias, como evidencia nossa história de colonização e invasões europeias.

Parabéns a toda a nossa nação forrozeira! 

Nenhum comentário: