terça-feira, 26 de novembro de 2013

Orquestra de Sanfonas do Assú fará peregrinação à terra de Luiz Gonzaga


A cidade de Exú, no interior do estado de Pernambuco, onde nasceu Luiz Gonzaga do Nascimento, “Luiz Gonzaga, o Rei do Baião”, receberá mais uma vez a Orquestra de Sanfonas do Assú. 
Os sanfoneiros assuenses conheceram o município por ocasião da excursão promovida em maio deste ano, e voltam outra vez atendendo a um convite da administração da cidade pernambucana.

A informação foi prestada pelo líder e idealizador do grupo Gilmar Carlos Lopes, “Gilmar do Acordeom”, adiantando que a saída de Assú se verificará por volta das 6h do próximo dia 6 de dezembro, uma sexta-feira. 

Em Exú, por volta das 18h, a Orquestra participará da Procissão dos Sanfoneiros, percorrendo as ruas do município. Em seguida, integrará o rol das apresentações artísticas que marcará a abertura da “Festa do Gonzagão”.

O sanfoneiro declarou que já abriu conversações com a administração municipal em Assú a fim de conseguir o veículo para possibilitar o deslocamento até a cidade pernambucana. O objetivo do evento é comemorar o aniversário do cantor e compositor, nascido em 13 de dezembro de 1912 e falecido em 2 de agosto de 1989. Se vivo estivesse, Luiz Gonzaga, considerado uma das maiores expressões da música nordestina e do país, completaria, em 2013, 101 anos.

EXPECTATIVA

A “Festa do Gonzagão” acontecerá no período de 6 a 16 de dezembro. Durante 10 dias, sanfoneiros de todo o país irão se reunir para homenagear o sanfoneiro em sua cidade natal. A Orquestra de Sanfonas do Assú será a única representação coletiva de sanfoneiros a estar presente a tal programação cultural. “Ficamos muito honrados com o convite para voltarmos [a Exú] neste instante tão importante, e iremos nos apresentar dentro da programação”, disse “Gilmar do Acordeom”.

Do Mossoroense

Nenhum comentário: