terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Depois de Exu: Orquestra de Sanfonas do Assu irá se apresentar em Goiás


Em duas oportunidades a Orquestra de Sanfonas do Assu esteve visitando a cidade de Exu no estado de Pernambuco onde nasceu, viveu parte da sua adolescência e está sepultado Luiz Gonzaga do Nascimento – Luiz Gonzaga rei do baião. 

A primeira ocasião se deu em maio passado e a segunda vez no último final de semana quando esteve participando da abertura da Festa do Gonzagão 2013 que tem por finalidade comemorar a data natalícia do cantor e compositor pernambucano. A agenda festiva terá desdobramento até o próximo dia 16 de dezembro em curso, uma segunda- feira. 

Até lá, sanfoneiros de todas as partes do país estarão no município. Segundo o idealizador da orquestra o músico Gilmar Carlos Lopes – Gilmar do Acordeon, a recente viagem foi ainda mais marcante do que a primeira tendo desta feita o grupo recebido uma homenagem da administração municipal de Exu. 

Gilmar Carlos relatou que durante a estadia em Pernambuco os músicos assuenses participaram de um evento denominado ‘Procissão dos Sanfoneiros’ além de um fórum no qual se discutiu a proposta de transformar o forró num patrimônio da cultura nacional. 

Os sanfoneiros da terra dos poetas dividiram o palco com o grupo Balaio do Nordeste oriundo de João Pessoa capital do estado da Paraíba e foram convidados para uma apresentação conjunta entre os dois grupos musicais em data ainda a ser definida. 

Caso venha se confirmar, tal acontecimento marcará a presença pela segunda vez da Orquestra de Sanfonas do Assu em solo paraibano haja vista que em setembro deste ano os músicos estiveram na cidade de Campina Grande em visita a fábrica dos Acordeons Lettice pertencente ao cantor, compositor e poeta Amazan.

No entanto, outra viagem interestadual levará a orquestra a ultrapassar a área territorial do nordeste. Em setembro de 2014 a Orquestra de Sanfonas do Assu será a única representação do estado no Festival da Sanfona que acontece anualmente em Catalão no estado de Goiás. Gilmar do Acordeon disse que o convite partiu da secretaria responsável pelo setor cultural do município no qual nasceu o cantor e compositor Amado Batista.

Sobre o tema Gilmar observou que apesar de ser uma viagem longa para um lugar distante, o grupo se fará presente representando o lado cultural de Assu. Para tanto espera contar com o suporte financeiro da Prefeitura Municipal do Assu a fim de tornar possível tal projeto.

Com informações do Fique Sabendo Assu

Nenhum comentário: